15/04/20

LIDERANÇA REMOTA: COMO FAZER GESTÃO A DISTÂNCIA


Com o crescimento do trabalho remoto no mundo, em que muitas empresas estão sendo obrigada a fazer home office, está deixando muitos empresários e lideres na escuridão e sem saber como liderar sua equipe que agora esta trabalhando remotamente.
Diante deste contexto a Impulso Consultoria, especialista em desenvolvimento humano organizacional decidiu que esse conhecimento precisava circular rápido e de preferência gratuitamente. Sabendo que se o gestor não mantiver o seu próprio equilíbrio e o da sua equipe, poderá impactar enormemente do seu negócio.

Primeiro vamos entender o mundo em que está mergulhado nos últimos dias, chamado de “MUNDO VUCA”.
VOLÁTIL - velocidade em que ocorrem as mudanças e impactos;
INCERTO - dúvidas, indecisões e imprecisões típicas de um contexto não sabem, ao certo, o que vai acontecer amanhã;
COMPLEXO - dificuldade de compreender o resultado das interações das inúmeras variáveis de um determinado problema, não podemos dizer que existe apenas uma resposta correta, mas sim diversas possibilidades de respostas para as situações e contextos que possuem múltiplos aspectos ou confusas;
AMBÍGUO - tantas incertezas e falta de clareza torna- se cada vez mais difícil encontrar uma coerência nos acontecimentos em busca da melhor solução, varias possíveis respostas a uma única questão.
Agora se pode entender o significado do mundo VUCA, diante deste período de incertezas e suas implicações, trazendo novas necessidades, urgentes tomadas de decisões e adaptações.  
“É no momento de crise que as culturas organizacionais são testadas em seus limites!”. No momento de crise e mudanças rápidas é necessário reinventar a forma de trabalhar e criar oportunidade, portanto o papel da cultura organizacional é como uma bússola para o líder que deseja manter o engajamento do time e superar os desafios impostos pela distância da prática de home office.
Então, o que é trabalho remoto?
De maneira direta, significa qualquer atividade que é realizada á distância e por meio do uso de tecnologias de comunicação.
O fato é que o trabalho remoto pode trazer benefícios, mas também, desafios às organizações!
No trabalho remoto a tecnologia é fundamental tanto na definição da atividade a ser desempenhada à distância, como a forma como o gestor irá trabalhar junto ao colaborador.
Além da distância que o líder está da sua equipe, deparamos também com o clima de insegurança. Neste contexto, o líder precisa de mais presença e proximidade com seu time.
A liderança precisa apoiar, orientar, aconselhar e realizar um espaço para que manifestem o que pensam e sentem sobre o momento presente. Tem que estar em contato com a equipe frequentemente e expressar interesse verdadeiro pelas pessoas que lidera.
A melhor prática para conduzir a crise é enxugar o plano de ação e focar em iniciativas de curto prazo. Por isso é aconselhável realizar o realinhamento do planejamento estratégico da empresa, levando em conta a cultura organizacional para assim realizar um plano viável. 
A liderança tem papel fundamental de criar, na medida do possível, um ambiente seguro e aberto para que o time fique mais produtivo e engajado nas atividades.
No trabalho em home office, onde muitas empresas foram forçadas a adotar, é preciso conscientizar toda a liderança. Muitos estavam acostumados com a presença física e sua equipe cumprindo horários estabelecidos, com este novo modelo de trabalho o líder tem que mudar seu mindset (modelo mental).
È necessário uma nova forma de ver a gestão, desenvolver e/ou aprimorar comportamentos, saber delegar mais, empoderar mais seus colaboradores e fazer sua equipe compreender que seu trabalho depende do trabalho do outro para a roda girar. Dessa forma é possível chegar aos resultados esperados do plano de ação.  
Para uma boa gestão da equipe é importante identificar o potencial de cada pessoa da sua equipe, oferecer feedbacks com relação ao seu comportamento e potencial, pois cada comunicação com o time passa a ser importante para que se possa identificar a maturidade de cada colaborador e avaliar os resultados e o cumprimento das metas dentro do prazo estabelecido.
O gerente que está distante dos seus liderados pode apoiar-se nos recursos tecnológicos a fim de garantir maior proximidade e confiança. E para que estabeleça a confiança em seu time remoto é preciso focar no resultado e não no processo.
O gestor passa a ser objetivo, empático e mais focado no resultado final, mostrando confiança no trabalho da sua equipe e fazendo com que cada membro tem de se autogerenciar.
Portanto, o trabalho remoto bem gerenciado pode transformar nossas equipes em fontes de produtividade e comprometimento. 
Uma das estratégias de gestão para conseguir isso é os três pilares da eficiência. Eles são:
1-    CONFIANÇA
Significa dar a equipe tarefas e responsabilidades claras, e também certificar se cada membro entendeu como a sua tarefa afeta o resultado do projeto global da empresa.
O fortalecimento da confiança em equipe de trabalho remoto implica um alto nível de comunicação, objetivos e metas claras, dando feedback e promovendo um relacionamento baseado em respeito e empatia.
2-    COMUNICAÇÃO
Falamos de uma comunicação assertiva, que use a tecnologia para transmitir uma comunicação rápida, organizada e clara com seus colaboradores. É importante deixar escrito todos os acordos das suas reuniões virtuais.
3-    MOTIVAÇÃO
A motivação em uma equipe de trabalho remoto significa que os colaboradores estão convencidos da importância de dar o seu melhor e, portanto, comprometidos com o projeto.
Uma boa gestão tem que manter sua equipe ciente das realizações individuais e em grupo, por isso o feedback positivo é essencial. Uma das formas de explorar o reforço positivo e manter a motivação dos colaboradores, é quando possível, enviar uma mensagem de reconhecimento quando concluírem tarefas importantes.
Diante deste momento de crise, o papel do líder é essencial no fortalecimento dos vínculos e proximidade da equipe mesmo de forma digital. Conscientizar os membros a organizar-se em torno de objetivos claros para manter um time de alta performance.
Percebe-se que é essencial o desenvolvimento da liderança de equipes remotas para saber fazer uma gestão a distância de forma que mantem seu time motivado, organizado e comprometido com as questões organizacionais, atingindo maior produtividade.
O gerenciamento neste momento pode ser mais desafiador para qualquer líder e/ou empresário, mas a Impulso Consultoria pode ajuda-lo a contornar os obstáculos referente ao capital humano da empresa. Quer saber mais? Segue a gente nas redes sociais @impulsoconsultoria e entre em contato pelo whatsapp.