Com o crescimento do trabalho remoto no
mundo, em que muitas empresas estão sendo obrigada a fazer home office, está deixando
muitos empresários e lideres na escuridão e sem saber como liderar sua equipe
que agora esta trabalhando remotamente.
Diante deste contexto a Impulso
Consultoria, especialista em desenvolvimento humano organizacional
decidiu que esse conhecimento precisava circular rápido e de preferência
gratuitamente. Sabendo que se o gestor não mantiver o seu próprio equilíbrio e
o da sua equipe, poderá impactar enormemente do seu negócio.
Primeiro vamos entender o mundo em que está
mergulhado nos últimos dias, chamado de “MUNDO VUCA”.
VOLÁTIL - velocidade em que ocorrem as
mudanças e impactos;
INCERTO - dúvidas, indecisões e imprecisões
típicas de um contexto não
sabem, ao certo, o que vai acontecer amanhã;
COMPLEXO - dificuldade de compreender o
resultado das interações das inúmeras variáveis de um determinado problema, não
podemos dizer que existe apenas uma resposta correta, mas sim diversas
possibilidades de respostas para as situações e contextos que possuem múltiplos
aspectos ou confusas;
AMBÍGUO - tantas incertezas e falta de
clareza torna-
se cada vez mais difícil encontrar uma coerência nos acontecimentos em busca da
melhor solução, varias possíveis respostas a uma única questão.
Agora se pode entender o significado do mundo
VUCA, diante deste período de incertezas e suas implicações, trazendo novas
necessidades, urgentes tomadas de decisões e adaptações.
“É no momento de crise que as culturas
organizacionais são testadas em seus limites!”. No momento de crise e mudanças
rápidas é necessário reinventar a forma de trabalhar e criar oportunidade,
portanto o papel da cultura organizacional é como uma bússola para o líder que
deseja manter o engajamento do time e superar os desafios impostos pela
distância da prática de home office.
Então, o que é trabalho remoto?
De maneira direta, significa qualquer
atividade que é realizada á distância e por meio do uso de tecnologias de
comunicação.
O fato é que o trabalho remoto pode trazer
benefícios, mas também, desafios às organizações!
No trabalho remoto a tecnologia é fundamental
tanto na definição da atividade a ser desempenhada à distância, como a forma
como o gestor irá trabalhar junto ao colaborador.
Além da distância que o líder está da sua
equipe, deparamos também com o clima de insegurança. Neste contexto, o líder
precisa de mais presença e proximidade com seu time.
A liderança precisa apoiar, orientar,
aconselhar e realizar um espaço para que manifestem o que pensam e sentem sobre
o momento presente. Tem que estar em contato com a equipe frequentemente e
expressar interesse verdadeiro pelas pessoas que lidera.
A melhor prática para conduzir a crise é
enxugar o plano de ação e focar em iniciativas de curto prazo. Por isso é
aconselhável realizar o realinhamento do planejamento estratégico da empresa,
levando em conta a cultura organizacional para assim realizar um plano
viável.
A liderança tem papel fundamental de criar,
na medida do possível, um ambiente seguro e aberto para que o time fique mais
produtivo e engajado nas atividades.
No trabalho em home office, onde muitas
empresas foram forçadas a adotar, é preciso conscientizar toda a liderança.
Muitos estavam acostumados com a presença física e sua equipe cumprindo
horários estabelecidos, com este novo modelo de trabalho o líder tem que mudar
seu mindset (modelo mental).
È necessário uma nova forma de ver a gestão,
desenvolver e/ou aprimorar comportamentos, saber delegar mais, empoderar mais
seus colaboradores e fazer sua equipe compreender que seu trabalho depende do
trabalho do outro para a roda girar. Dessa forma é possível chegar aos
resultados esperados do plano de ação.
Para uma boa gestão da equipe é importante
identificar o potencial de cada pessoa da sua equipe, oferecer feedbacks com
relação ao seu comportamento e potencial, pois cada comunicação com o time
passa a ser importante para que se possa identificar a maturidade de cada
colaborador e avaliar os resultados e o cumprimento das metas dentro do prazo estabelecido.
O gerente que está distante dos seus
liderados pode apoiar-se nos recursos tecnológicos a fim de garantir maior
proximidade e confiança. E para que estabeleça a confiança em seu time remoto é
preciso focar no resultado e não no processo.
O gestor passa a ser objetivo, empático e
mais focado no resultado final, mostrando confiança no trabalho da sua equipe e
fazendo com que cada membro tem de se autogerenciar.
Portanto, o trabalho remoto bem gerenciado
pode transformar nossas equipes em fontes de produtividade e
comprometimento.
Uma das estratégias de gestão para conseguir
isso é os três pilares da eficiência. Eles são:
1-
CONFIANÇA
Significa
dar a equipe tarefas e responsabilidades claras, e também certificar se cada
membro entendeu como a sua tarefa afeta o resultado do projeto global da
empresa.
O
fortalecimento da confiança em equipe de trabalho remoto implica um alto nível
de comunicação, objetivos e metas claras, dando feedback e promovendo um
relacionamento baseado em respeito e empatia.
2-
COMUNICAÇÃO
Falamos
de uma comunicação assertiva, que use a tecnologia para transmitir uma
comunicação rápida, organizada e clara com seus colaboradores. É importante
deixar escrito todos os acordos das suas reuniões virtuais.
3-
MOTIVAÇÃO
A
motivação em uma equipe de trabalho remoto significa que os colaboradores estão
convencidos da importância de dar o seu melhor e, portanto, comprometidos com o
projeto.
Uma
boa gestão tem que manter sua equipe ciente das realizações individuais e em
grupo, por isso o feedback positivo é essencial. Uma das formas de explorar o
reforço positivo e manter a motivação dos colaboradores, é quando possível, enviar
uma mensagem de reconhecimento quando concluírem tarefas importantes.
Diante
deste momento de crise, o papel do líder é essencial no fortalecimento dos
vínculos e proximidade da equipe mesmo de forma digital. Conscientizar os
membros a organizar-se em torno de objetivos claros para manter um time de alta
performance.
Percebe-se
que é essencial o desenvolvimento da liderança de equipes remotas para saber
fazer uma gestão a distância de forma que mantem seu time motivado, organizado
e comprometido com as questões organizacionais, atingindo maior produtividade.
O
gerenciamento neste momento pode ser mais desafiador para qualquer líder e/ou
empresário, mas a Impulso Consultoria pode ajuda-lo a contornar os obstáculos
referente ao capital humano da empresa. Quer saber mais? Segue a gente nas
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